Loading...

Premiados no 3º Prêmio ABPHE de Melhor Tese e Dissertação

12
Nov
2020

Os resultados foram divulgados durante o #XposABPHE, que aconteceu de 9 a 12 de novembro de 2020.

Componentes da sessão de premiação: Alcides, Diego, Rita, Siméia e os premiados Vanessa, Roberta e Clemente

Durante o XposABPHE realizado virtualmente entre os dias 9 e 12 de novembro de 2020, foram divulgados as dissertações e as teses premiadas no 3º Prêmio ABPHE de Melhor Tese e Dissertação.

Na categoria Dissertação de Mestrado os trabalhos premiados foram:

Menção Honrosa - Felipe Mendes Erra, com a dissertação “O mercado de trigo em Florença (1284-1340)”, trabalho orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva, do Programa de Pós-graduação em História Econômica, da Faculdade de Filosofia, História e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

1º lugar - Roberta Kelly Brito, com a dissertação “Vapores de Mauá. A Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas (1852-1871)", trabalho orientado pela Profa. Dra. Patrícia Maria Melo Sampaio, do Programa de Pós-graduação em História, da Universidade Federal do Amazona (UFAM).

Na categoria Tese de Doutoramento foram premiadas:

Menção honrosa - Vanessa Follmann Jurgenfeld, com a tese “Teoria do subdesenvolvimento de Celso Furtado: criatividade e contraposição a interpretações neoclássicas”, orientada pelo Prof. Dr. Wilson Cano, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp).

1º lugar - Clemente Gentil Penna, com a tese “Economias Urbanas: capital, créditos e escravidão na cidade do Rio de Janeiro, c.1820-1860”, orientado pelo Prof. Dr. Manolo Garcia Florentino, do Programa de Pós-graduação em História Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os premiados e seus orientadores receberão certificado de premiação e, para os primeiros colocados, também o apoio financeiro e intermediação institucional para a publicação da tese e da dissertação.

A divulgação dos premiados em cada categoria foi realizada pelas profas. Rita Almico e Siméia de Nazaré Lopes, as quais destacaram as dificuldades na escolha dos premiados diante de trabalhos de alta qualidade.  

Na ocasião, o presidente da ABPHE, Alcides Goularti Filho, agradeceu a submissão das 12 dissertações e das 12 teses ao pleito, e os professores avaliadores que trabalharam intensamente na leitura e análise para a escolha dos melhores trabalhos.

Compuseram a comissão avaliadora, na categoria Dissertação de Mestrado, o(a)s prof(a)s. Daniel do Val Consentino (UFOP), Milena Fernandes Oliveira (Unicamp) e Rita Almico (UFF); na categoria Tese de Doutoramento, o(a)s prof(a)s. Francisco Luiz Corsi (Unesp-Marília), Mônica de Souza Martins (UFRRJ) e Siméia Nazaré Lopes (UFPA).

A direção da ABPHE agradece aos(às) professore(a)s avaliadores e todo(a)s o(a)s pesquisadore(a)s que submeteram o resultado de suas pesquisas à 3ª edição do Prêmio ABPHE de Melhor Tese e Dissertação.  Aos (às) premiados, nossos parabéns!

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: