Loading...

Quem Somos

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (história de empresas, história do pensamento etc.).

A ABPHE é a principal organização científica nacional em sua área de atuação, promovendo estudos de história econômica através de revista especializada, publicação de livros e realização de encontros regulares, nos quais a comunidade acadêmica debate artigos e paradigmas de interpretação, conhece pesquisas em andamento e dialoga com pares de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da história, a ABPHE abre espaço para mesas e conferências sobre processos econômicos contemporâneos.

A ABPHE também busca atuar no sentido de garantir a localização e preservação de fontes documentais para a história econômica do Brasil e servir como órgão de informação e ligação entre pesquisadores, assim como entre os diversos centros e instituições que se dedicam aos mesmos objetivos.

Pesquisadores e estudiosos que trouxeram significativas contribuições ao conhecimento da História Econômica do Brasil tornaram-se sócios honorários da ABPHE, como Alice Canabrava, Annibal Villanova Villela, Charles Ralph Boxer, Eulália Maria Lahmeyer Lobo, Frédéric Mauro, Nelson Werneck Sodré, Celso Furtado e Roberto Cortés Conde.Os principais eventos acadêmicos realizados pela ABPHE, em anos intercalados, são o Congresso de História Econômica e a Conferência Internacional de História de Empresas (nosso evento bienal central), e a Conferência Internacional de História Econômica e o Encontro de Pós-Graduação em História Econômica.

A ABPHE comemorou no XII Congresso Nacional de História Econômica e na 13ª Conferência Internacional de História de Empresas, em agosto de 2017 em Niteroi/RJ, os seus 25 anos de existência com eventos regulares – o Congresso de História Econômica e a Conferência Internacional de História de Empresas. Além disso, desde 2002 tem realizado regularmente o Encontro de Pós-Graduação em História Econômica que reúne mestrandos e doutorandos com pesquisas no campo da História Econômica.

Atualmente a ABPHE é integrante da Associação Latino-Americana de História Econômica (CLADHE) e da Associação Internacional de História Econômica (WEHC). A ABPHE filiou-se à Associação Internacional de História Econômica em 1996 e tem desenvolvido atividades com as associações latino-americanas. Em dezembro de 2007, participou da realização do I Congresso Latino-Americano de História Econômica – CLADHE I, que teve lugar em Montevidéu (Uruguai); em 2010 participou do CLADHE II organizado na Cidade do México (México); em 2012 participou do CLADHE III organizado em Bariloche (Argentina); e, em 2014, esteve no CLADHE IV, organizado na cidade de Bogotá (Colômbia).

A ABPHE organizou o CLADHE V no Brasil em 2016, nas dependências da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e, participou ativamente da organização do CLADHE VI que ocorreu em Santiago do Chile em 2019. O próximo CLADHE (VII) está previsto para ocorrer no ano de 2021 em Lima, no Peru e mais uma vez nossa Associação se faz presente no comitê organizador.

Entre em contato conosco pelo e-mail: