Loading...

Dossiê “História Econômica e Demografia Histórica” (2ª parte)

11
Abr
2018

Com organização das pesquisadoras Dra. Maria Alice Rosa Ribeiro (CMU) e Dra. Maisa Faleiros da Cunha (Nepo/Unicamp), nova edição apresenta dez trabalhos que reforçam a interdisciplinaridade entre as áreas.

Está no ar a 35ª edição da Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura, que apresenta a segunda parte do dossiê “História Econômica e Demografia Histórica”, organizado pela Dra. Maria Alice Rosa Ribeiro, pesquisadora colaboradora do CMU e professora aposentada da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), em parceria com a Dra. Maísa Faleiros da Cunha, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo/Unicamp).

A nova edição apresenta dez trabalhos que reforçam a interdisciplinaridade entre essas duas áreas autônomas da História, tendo como objetivo potencializar a compreensão dos acontecimentos e das transformações sociais e econômicas que se passaram em espaços geográficos específicos e em tempos determinados. Os textos são assinados por historiadores, sociólogos, demógrafos e historiadores econômicos de diferentes universidades e instituições de pesquisa brasileiras, trazendo temas variados e novas abordagens feitas à luz das fontes primárias.

“Partimos do pressuposto de que o estudo da história econômica e das transformações da vida material, ao longo do tempo, não pode prescindir do estudo da população, em seus diversos aspectos, em termos quantitativos e de sua composição etária, sexual, ocupacional e social. São os homens e mulheres que fazem a história e moldam a cultura material e imaterial da sociedade. E o fazem dentro de condições determinadas com que cada geração se defronta”, explicam as organizadoras na abertura da segunda parte do dossiê.

A nova edição da Resgate pode ser lida no site da revista

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/issue/view/1474

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: