Loading...

18º SEMINÁRIO DE DIAMANTINA

30
Mar
2019

Prazo prorrogado 22 de Maio

DIAMANTINA (MG) – 19 A 23 DE AGOSTO DE 2019

A crise da Mineração e as perspectivas Econômicas, Sociais e Ambientais de Minas Gerais e Brasil”

ECONOMIA, DEMOGRAFIA, HISTÓRIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS E CRISE DA MINERAÇÃO

 

CHAMADA DE TRABALHOS

É com grande satisfação que o Cedeplar e a UFMG anunciam a chamada de trabalhos para o XVIII Seminário de Diamantina, que ocorrerá entre 19 e 23 de agosto de 2019 na cidade de Diamantina (MG).

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982 se ampliou para o âmbito nacional e internacional o escopo de suas discussões. Este ano, após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, o tema da crise da mineração em Minas Gerais e no Brasil será objeto de profunda reflexão.

“Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.”

[Carlos Drummond de Andrade]

Assim, nesta 18ª edição, é em torno do tema da crise da mineração que o seminário também pretende motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira. Destacam-se a profunda crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como profunda crise internacional, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.

 

Datas Importantes

• Abertura do formulário para submissão de trabalhos: 12/04/2019
• Data limite para submissão de trabalhos: 15/05/2019
• Divulgação da lista de trabalhos selecionados: 31/05/2019

 

Os trabalhos a serem apresentados devem ser submetidos a uma das seis áreas:

 

1. TEORIA ECONÔMICA E ECONOMIA APLICADA

Áreas de economia da ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento, economia regional e urbana, economia do trabalho, economia da educação e economia da saúde, pobreza e desigualdade, finanças publicas, agricultura, indústria e serviços, economia da cultura, economia do meio ambiente, macroeconomia aplicada.

2. DEMOGRAFIA

Migração, comportamento reprodutivo, mortalidade, população e saúde, demografia econômica, população e mudanças climáticas, demografia da família, envelhecimento, demografia da educação, sistemas de previdência, povos indígenas, entre outros temas.

3. HISTÓRIA ECONÔMICA, DO PENSAMENTO ECONÔMICO E DEMOGRAFIA HISTÓRICA

Tópicos como sistemas escravistas, família e cotidiano, urbanização e comercio, indústria e processo de trabalho, espaço econômico e dinâmica demográfica, em temporalidades distintas, do século XVIII ao XX, assim como pesquisas relacionadas à história do pensamento econômico e social de forma ampla.

4. RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

Economia Política Internacional, transformações geopolíticas globais, blocos econômicos e integração, instituições multilaterais, comércio internacional, migrações internacionais, entre outros temas.

5. POLÍTICAS PÚBLICAS E PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO

Avaliação de políticas públicas, população e políticas públicas, políticas públicas e desenvolvimento, planejamento urbano, planejamento regional, políticas territoriais, entre outros temas.

6. CRISE DA MINERAÇÃO

Economia mineral; Mineração e Desenvolvimento; Mineração e sustentabilidade sócio-ambiental; Mudança Tecnológica na Mineração; Mineração e vulnerabilidade socioeconômica; Mineração: maldição ou dádiva; Territórios mineradores; Modelos mineradores no mundo; Reconversão de territórios mineradores.

Instruções para submissão de artigos:

 

1. PRAZO DE SUBMISSÃO

A data-limite para submissão de trabalhos é 15 de maio de 2019 (meia noite do horário de Brasília).

2. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem obedecer a seguintes orientações:
• A folha de rosto deve conter o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), sua filiação institucional, resumo do texto com até 100 palavras acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, a indicação da área temática à qual o texto está sendo submetido (ver as seis áreas listadas acima), e informações sobre financiamento ou apoio recebido.
• Máximo de 10.000 palavras, incluindo tabelas, mapas, gráficos, referências bibliográficas e anexos;
• Página no formato A4; texto em fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento simples entre linhas; margens com pelo menos 2 cm;
O arquivo eletrônico deve ser enviado no formato Microsoft Word 6.0 ou superior.

3. ENVIO DOS TRABALHOS

Cada trabalho deverá ser submetido através do formulário on-line, que estará́ disponível no site do CEDEPLAR (www.cedeplar.ufmg.br) a partir de 12 de abril de 2018.

4. RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

A lista com os trabalhos selecionados será divulgada até o dia 31 de maio de 2019.
Os trabalhos que não forem selecionados para as sessões temáticas poderão ser indicados pela comissão científica para apresentação na forma de pôster. Ao submeter o trabalho, o autor deve indicar no item correspondente do formulário eletrônico se eventualmente concordaria com essa opção.

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: