Loading...

Revista e outras publicações

Revista e outras publicações

A ABPHE publica, desde 1998, a revista História Econômica & História de Empresas. Trata-se do primeiro periódico brasileiro dedicado especificamente a esses campos do conhecimento e que se tornou o veículo preferencial para a publicação de artigos dos pesquisadores da área.

 

HE&HE

 

A ABPHE tem também patrocinado outras publicações. Com o apoio da FAPESP, publicou uma coletânea de trabalhos apresentados no I Congresso Brasileiro de História Econômica/2ª Conferência Internacional de História de Empresas, no total de cinco volumes: História Econômica do Período Colonial (organizadores: Tamás Smrecsányi e José Roberto do Amaral Lapa); História Econômica da Independência e do Império (organizado por Tamás Szmrecsányi); História Econômica da Primeira República (organizadores: Tamás Szmrecsányi e Sergio Silva); História Econômica do Brasil Contemporâneo (organizado por Tamás Szmrecsányi e Wilson Suzigan) e História de Empresas e Desenvolvimento Econômico (Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão).

O professor Celso Furtado cedeu à ABPHE os direitos autorais do livro que corresponde à tradução de sua tese de doutorado, defendida na França e até então inédita, e cuja tradução foi publicada pela Editora Hucitec sob o título de Economia colonial no Brasil dos séculos XVI e XVII. A ABPHE também colaborou na publicação do livro Escritos selecionados de Annibal Villela, editado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) do qual o autor foi Diretor.

Em 2008, em co-edição com a Editora Hucitec, foi lançado o livro, organizado por Armando Dalla Costa, Adriana Sbicca Fernandes e Tamás Szmrecsányi, Empresas, empresários e desenvolvimento econômico no Brasil, com uma seleção de artigos apresentados nas Conferências de História de Empresas realizadas pela entidade.

Entre em contato conosco pelo e-mail: