Loading...

Nomeação de Wilson Suzigan como sócio honorário da ABPHE

12
Ago
2016

A Diretoria da ABPHE informa, com grande satisfação, que em reunião ordinária do Conselho de Representantes, realizada no dia 20 de Julho de 2016 durante o V CongressoLatinoamericano de História Econômica, foi aprovada a nomeação de Wilson Suzigan como sócio honorário da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica.

O Prof. Wilson Suzigan é economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1965), com mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Economia-FGV/Rio (1968) e doutorado pela Universidade de Londres (1984). Foi professor do Departamento de Economia da PUC-Rio (1967-1980), do Instituto de Economia/Unicamp (1985-2004) e, atualmente, é Professor Colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências/Unicamp. Atuou como economista no Instituto Brasileiro de Economia/FGV-Rio (1967-1971) e como técnico em planejamento e pesquisa no IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (1971-1984). Nos últimos anos, suas pesquisas têm se voltado às áreas de economia da inovação, política científica e tecnológica, política e desenvolvimento industrial e sistemas locais de produção e inovação. Suzigan é também editor da Revista Brasileira de Inovação, um dos principais periódicos nacionais da área.

Sua indicação como sócio honorário fundamenta-se pelo seu importante papel institucional junto à ABPHE e por suas contribuições científicas à área de história econômica. Suzigan foi sócio fundador, vice-presidente (1999-2001) e presidente (2001-2003) da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica. Seus trabalhos Política do governo e crescimento da economia brasileira, 1889-1945 (IPEA, 1973), em coautoria com Aníbal Villela; Historia Monetária do Brasil: Análise da Política, Comportamento e Instituições Monetárias (IPEA, 1976), em coautoria com Carlos Manuel Peláez; e Indústria brasileira: origem e desenvolvimento (Brasiliense, 1986), são referências centrais para pesquisadores interessados na história econômica do Brasil da primeira metade do século XX.

Portanto, a nomeação de Wilson Suzigan como sócio honorário é um gesto de reconhecimento da ABPHE pela sua importante contribuição à pesquisa e à institucionalização da área de história econômica no Brasil.

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: