Loading...

COLÓQUIO O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DESDE A PERSPECTIVA GLOBAL: INVESTIGAÇÕES E LINGUAGENS

16
Fev
2019

O Colégio de San Luis, San Luis Potosí, México, 12 a 14 de junho de 2019

O Colégio de San Luis, AC, convoca o Colóquio O Patrimônio Industrial a partir da Perspectiva Global. Investigações e Linguagens, que será realizado na cidade de San Luis Potosí, de 12 a 14 de junho de 2019.

O objetivo deste espaço é configurar-se como uma referência atualizada sobre os avanços da pesquisa em Patrimônio Industrial na arena internacional.

Desde a década de 1970, se geraram importantes trabalhos que estudaram o patrimônio cultural, cujo objetivo, entre muitos, tem sido a preservação de heranças comuns. Instituições e acadêmicos contribuíram para esses objetivos.

A partir da pesquisa, o mundo acadêmico tem abordado diversas variantes do patrimônio cultural e, para o caso que nos concerne, o Patrimônio Industrial. Produziu novos conhecimentos, abordagens renovadas e linguagens, tanto no discurso acadêmico, na narrativa, como nas formas de comunicação. A tarefa considera como objetivo central,fornecer fundamentos para que a sociedade realize planos, ações e políticas voltadas ao estudo, gestão, recuperação, conservação e disseminação do Patrimônio Industrial.

Nesse sentido, o objetivo fundamental do Colóquio é a criação de espaços de reflexão e discussão entre acadêmicos, pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros, nos quais os diversos aspectos do Patrimônio Industrial são expostos hoje por meio de estudos e pesquisas. propostas. Ao mesmo tempo, procura fomentar a troca de experiências e informações entre especialistas.

O Colóquio privilegia a perspectiva global, isto é, colocar os estudos em debates muito além dos espaços de competência imediata. Desta forma, contribuiremos para o diálogo interdisciplinar, problematizando os fenômenos em torno do Patrimônio Industrial a partir dos processos globais, que incluem perspectivas e análises de diferentes macrorregiões. A esse respeito, é pertinente perguntar: Como o Patrimônio Industrial é estudado nos países? O que e de que maneira são as linguagens e formas de aproximação na pesquisa sobre Patrimônio Industrial? Com essa metodologia pretendemos promover abordagens atuais que identifiquem, estudem e comuniquem semelhanças, divergências, diferenças ou convergências dos estudos, para o reconhecimento social e valorização do referido patrimônio.

Em geral, o objetivo é oferecer contribuições significativas para a área do conhecimento com base em avanços sólidos, projetos concluídos e propostas sugestivas sobre o Patrimônio Industrial, com o objetivo de constituí-los como base para a definição de estratégias, planos, políticas e programas de pesquisa, gestão, proteção, preservação e disseminação, por atores e instituições.

As propostas serão enviadas como anexos ao email de contato. A proposta deve especificar: título do trabalho, autor, instituição de destacamento, país, e-mail, espaço de discussão em que você deseja participar e um resumo com um tamanho máximo de 300 palavras. A síntese deve necessariamente explicar a abordagem principal, os objetivos, as fontes, a contribuição, os quadros analíticos e a metodologia. Trabalhos que não contenham tal tratamento não serão aceitos.

Um resumo curricular com um comprimento máximo de 150 palavras também deve ser incluído. As propostas podem ser enviadas em espanhol, português, inglês ou francês. Um Comitê Científico confirmará a aceitação de propostas.

Organização

ComitêCientífico:

Prazo de Inscrição: 8 de abril de 2019.

Maiores informações e inscrições: industrialherit.colsan@gmail.com

Mais Eventos


Entre em contato conosco pelo e-mail: