Loading...
XV Congresso Brasileiro de História Econômica & 16ª Conferência Internacional de História de Empresas

02, 03 e 04 de Outubro de 2023

Apresentação


O XV Congresso Brasileiro de História Econômica e a 16ª Conferência Internacional de História de Empresas compõem a programação regular da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), associação que, neste ano, comemora os 30 anos de sua fundação.

Estes eventos, que ocorrem desde o início da fundação da associação e, portanto, também há 30 anos, têm por objetivo discutir, sob o enfoque histórico e sob diversas metodologias, temas de alta relevância para a compreensão da economia e dos processos de desenvolvimento econômico e social.

O público alvo consiste em pesquisadores, professores e estudantes (pós-graduação e graduação) dos cursos de Ciências Econômicas, História, Administração, Ciências Sociais e áreas afins, assim como empresas públicas e privadas que tenham interesse por pesquisas acerca da História Econômica e História de Empresas.

O XV Congresso de História Econômica contou com os apoios de:

  • PPED - Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento - UNIFESP
  • CAPES - Processo 88887.879772/2023-00
  • FAPESP - Processo 2023/08652-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Prefeitura do município de Osasco


Instituições promotoras do evento

ABPHE

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega economistas, cientistas sociais, historiadores, e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (em especial, mas não somente, história de empresas, e história do Pensamento Econômico).

A entidade é a principal organização científica nacional nesta área, promovendo estudos de História Econômica através de revista especializada (História Econômica & História de Empresas – ISSN 1519-3314), de publicação de livros e realização de eventos científicos regulares, nos quais a comunidade acadêmica e da sociedade civil interessada nas pesquisas na área debatem artigos e paradigmas de interpretação, conhece resultados de novas pesquisas e dialoga com pesquisadores de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da História, a ABPHE abre espaço para conferências sobre processos econômicos contemporâneos nacionais e internacionais.



Eppen-Unifesp



Osasco: (Divulgação/ Prefeitura Municipal de Osasco/Divulgação)

A anfitriã do evento é a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen-Unifesp), localizada em Osasco (SP).

A Eppen iniciou suas atividades em 2011 e abriga, atualmente, 6 cursos de graduação: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Direito. Conta também com o programa de pós-graduação stricto sensu, em Economia e Desenvolvimento, além de programas de pós-graduação latu sensu e muitas ações de extensão.